sábado, 18 de julho de 2015

Yule 2015

Em Yule a escuridão reina como se estivéssemos no caldeirão da Deusa. Assim, O Rei das Sombras transforma-se na Criança da Promessa, o Filho do Sol, que deverá nascer para restaurar a natureza.
(...)
Para os povos antigos o clima era algo extremamente importante, uma vez que passavam a maioria do tempo ao ar livre. Exatamente por isso, o Solstício de Inverno era uma data reverenciada pois anunciava a promessa do retorno do sol, da luz e da fertilização da vida. O Deus, como a Criança da Promessa (o sol nascente e crescente), era celebrado para trazer calor e luminosidade.
Yule assinala a esperança de um novo tempo, abrindo caminho para as inúmeras possibilidades. Era celebrado com luzes, fogo e a tradicional árvore de Yule com enfeites e bolotas de carvalho, que posteriormente foi assimilada pelo Cristianismo e se transformou na árvore de natal.
Trechos do livro "Wicca para todos" do Claudiney Pietro


Nós somos um reflexo de tudo o que acontece na natureza, durante o inverno é natural que nossas forças e energias estejam internalizadas e vivenciar esse período em sua plenitude pode nos proporcionar muito auto conhecimento. 
Todos os anos quando chegamos em Yule, noto que me torno muito mais reflexiva, que minha busca por aprender e também por ensinar cresce, que fico ansiosa por mais aconchego, entre outros "sintomas" do inverno nem sempre construtivos como a depressão e a apatia.

Faltam apenas 17 dias para Imbolc, que além de ser o sabbat da promessa da primavera também é o pico do inverno (the winter is coming!!!), então parei pra refletir e percebi que aqui em casa estava faltando muita pratica em toda essa teoria da roda do ano. Como assim?! Quem me conhece sabe que sou uma pessoa natalina. Não sei o que acontece comigo, mas o Natal sempre me encantou, tenho lembranças MUITO fortes relacionadas a essa festa e mesmo sendo wiccana eu simplesmente subtraio "o nascimento de cristo" e sigo feliz com os festejos em dezembro mesmo. 

Tá, mas eu estava falando sobre como nos sentimos e de repente estou falando de natal... CALMA! Respira fundo e pensa comigo, qual é o objetivo de uma festa? Qual é a função da decoração (arvore, enfeites, pisca pisca, verde, vermelho por toda parte)? O objetivo da ceia com a família e amigos? Porque trocar de presentes?

Não pretendo me estender muito nesse texto, mas para os povos antigos o Yule era uma época de grande escuridão, escassez de alimentos, frio, noites mais longas e dias curtos e a percepção destes fenômenos fizeram com que eles se reunissem para pedir aos Deuses ancestrais que o inverno não fosse muito rigoroso e que as forças da natureza os ajudassem a superar esse período. 

Festejar transmuta nossas energias, a decoração "yulesca" nos mostra através dos símbolos, luzes e cores que a natureza (a Deusa) vive apesar de recolhida e a energia solar (o Deus) vai retornar e crescer com o passar dos dias. Estar em família e compartilhar alimentos e presentes afasta a negatividade e nos torna muito mais receptivos ao clima invernal.

Então o que fazer para entrar no espirito de Yule em junho?!

Comece por decorar o seu altar, ele é o espelho da nossa espiritualidade (fique alerta se costuma deixá-lo abandonado e cheio de pó). Em todos os livros sobre Wicca encontraremos referência a Tora de Yule que tradicionalmente seria feita com carvalho, azevinho, figueira ou cipreste... Mas como estamos no Brasil vale escolher qualquer árvore que resista bem ao inverno e que possua os ramos ainda verdes nessa época. Mantenha velas acesas para saudar o retorno da luz do Sol e abuse das cores de Yule, o verde e o vermelho. Use a criatividade!

Escolha as divindades que ira celebrar e que te acompanharam nesse período, o importante é manter o arquétipo de Deusa mãe e do Deus a criança.
Ritualize. Aproveite a energia de Yule para meditar e realizar feitiços ou amuletos para proteção da sua casa. Caso não tenha realizado o ritual na entrada do Solstício AQUI você encontra um ritual pronto e clicando AQUI você pode ler o mito do Rei azevinho para ajudar na meditação.

Aqueça sua casa, você pode usar tapetes e cortinas mais grossas ou simplesmente deixar uma manta no sofá para quando for ler um livro ou assistir TV. Abra as portas e janelas para que a energia se renove. Faça uma limpeza física e energética e se livre das tralhas.  Doe as roupas e cobertores que não usa para instituições de caridade ou moradores de rua, alem de ajudar você se sentira muito bem.

Cuide-se. Ingira líquidos quentes ao longo do dia, como chás e sopas, para se manter aquecido. Mexa-se para espantar o frio! Use as escadas, caminhe, faça exercícios.  Cubra sua cabeça (use chapéu, boina, touca, boné), pois é através da cabeça que perdemos mais calor do corpo, então é importante protegê-la.

Reúna sua família e/ou amigos. Não precisa elaborar uma ceia completa, você pode preparar caldos, sopas, fondue ou oferecer uma tarde com chás e bolos, já seria ótimo! Aproveite para pesquisar receitas e planejar menus com a cara de inverno.



"Deixe seu coração ser preenchido... 
com a magia da estação. Feliz Yule"

Nenhum comentário:

Postar um comentário