domingo, 6 de abril de 2014

Urnas Eletrônicas




Se você "não gosta" de politica ou não esta interessado em tudo que acontece no Brasil, eu peço desculpas pela quantidade de postagens sobre o assunto MAS estou a procura de alguém que me explique que mal faria termos também o voto impresso?!

Pensando nisso fui buscar mais informações e descobri que existe, ou melhor existia o art. 5º da Lei 12.034/2009 que estabelecia justamente essa impressão para conferencia (mesmo que parcial), já nas eleições de 2014 MAS esse artigo foi suspenso em 19 de outubro de 2011 pelo STF (supremo tribunal federal).

Segundo o senador Lindbergh Farias (do PT-RJ, que foi julgado e absolvido pelo STF por causa do "mensalinho" na prefeitura de Nova Iguaçu), a experiência da utilização do voto impresso para simples (só se for pra ele né!) conferência do eleitor nas eleições gerais de 2002 nada acrescentou em termos de segurança ou transparência. “Ao contrário, esse instrumento gerou problemas como o aumento das filas nos locais de votação, aumento do número de votos nulos e brancos, maior percentual de urnas com defeito, falhas verificadas no módulo impressor, dúvidas de eleitores e demora na votação”, disse Farias. Ele argumenta ainda que, ao invés de ser uma medida inclusiva, o voto impresso conflita, por exemplo, com as necessidades especiais de deficientes visuais, uma vez que eles dependerão de auxílio de terceiros para verificação de seus votos. “Outro aspecto desfavorável refere-se ao desenvolvimento sustentável, uma vez que seriam impressos mais de 135 milhões de comprovantes de votação, o que, sem falar nos custos ambientais, representaria quase R$ 1 bilhão a mais para a realização das eleições”, afirmou Farias.

(ou seja novamente esses putos usam de causas legitimas para conseguirem o que querem, vamos lá - sobre as filas (aumente o numero de zonas eleitorais), mais votos nulos e brancos (já pensou que isso aconteceu porque as pessoas nao confiam em voces?!), mais urnas e sistema impressor com defeito (ah vá, serio mesmo... como se nao houve problemas sem a impressão né!), deficientes visuais (existem modelos de impressora braile no mercado, mas caso tenha dificuldade aqui esta um link para um modelo de baixo custo), maior custo ambientais (essa é difícil, mas que tal economizar na distribuição de santinhos no dia da eleição e a sujeira causada por eles depois?!!)

CONTINUANDO.. a relatora do processo foi a Sra. Carmem Lucia (uma das ministras do STF que junto com os Srs. Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Ricardo Lewandowski, Dias Tóffoli, Rosa Weber , reverteram a condenação dos mensaleiros sobre formação de quadrilha e que por conta disso saíram da cadeia em cerca de 6 meses ou ate menos).

Segundo Cármen Lúcia, a urna eletrônica, foi uma conquista para as eleições brasileiras, e diminuiu a vulnerabilidade do voto “O segredo do voto foi uma conquista, impossível de retroação, e a quebra desse direito fundamental do cidadão – posto no sistema constitucional a garantir a liberdade da escolha feita pelo cidadão – configura, sim, afronta à Constituição”, afirmou.
(ah tá! em todos os outros países a votação é feita como?! então o sistema deles é vulnerável e fraudulento?! Hummm me ajudem a refletir sobre isso!)

Ela ainda argumentou que, se o voto é particular, próprio e inexpugnável, não há necessidade de prova; e “se não há de prestar contas, para que o papel?”. O sistema atual, para a ministra, dispõe de “segurança incontestável”, sem necessidade de impressão.

Para Cármen Lúcia, a alteração do atual processo eleitoral pode trazer desconfiança para a sociedade, que é o contrário do que o sistema democrático constitucional impõe. “Ao invés da confiança, o previsto no artigo 5º da Lei 12.034 gera desconfiança no sistema eleitoral e desconfiança é próprio das ditaduras, não é garantia da democracia”, disse.
(Vejam o vídeo e discutam comigo o.o ela só pode esta de zueira né?!)

“Parece certo que a segurança, eficiência, impessoalidade e moralidade do sistema de votação eletrônica como adotado no Brasil é não apenas acatado e elogiado em todos os cantos do planeta (SERIO?! Onde?), como testado em sua invulnerabilidade e comprovado em sua higidez sistêmica e jurídica”, disse a ministra.

Depois de tudo isso... será que vale votar em 2014?!

Um abraço!
Jakeline Indignada Hellen.

Leiam também:
Apesar de morto, "Celso" Pizzolato votou nas eleições de 2008. Link: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/02/1408712-ex-diretor-do-bb-votou-em-nome-do-irmao-morto.shtml





e


Nenhum comentário:

Postar um comentário