quarta-feira, 2 de abril de 2014

Especial Dicas de Outono – Alimentação.




Olá pessoal, as variações sazonais ocorrem em toda a natureza alterando parâmetros climáticos como temperatura, umidade do ar, radiação solar e também mudanças biológicas como renovação dos tecidos, maior propensão a determinadas doenças, disponibilidade maior ou menor de alguns alimentos entre outras transformações que influenciam consideravelmente no comportamento de toda a biosfera... Então dando continuidade às postagens do Equinócio de Outono - Mabon separei dicas em alguns tópicos: AlimentaçãoRoupas e CalçadosNosso Lar/CasaCorpo e Espirito e Outras atividades a fim de nos harmonizarmos com essa estação e para que a transição para o Inverno seja mais suave e prazerosa (:

ALIMENTAÇÃO

1.    Não devore tudo que vê pela frente. Já percebeu que nessa época a fome parece triplicar?! Isso tem uma explicação biocultural. Primitivamente nos períodos de frio havia maior escassez de alimentos como frutas, verduras e legumes, então nossos ancestrais consumiam maior quantidade de Grãos e Gorduras disponíveis na carne dos animais (em Mabon os animais que não iriam sobreviver ao inverno eram sacrificados e conservados em sal), além disso, nossos corpos costumam “guardar para não faltar” e essas calorias a mais eram usadas para controlar a temperatura corporal. Essa herança cultural na modernidade esta associada ao conforto térmico que alimentos e bebidas quentes e gordurosos nos fornecem, mesmo que muitas vezes nem estejamos com fome O.o

2.     Aproveite a vontade de comidas e bebidas quentes e um pouco mais pesadas, invista na qualidade dos alimentos e coma mais alimentos naturais (com menos conservantes e produtos químicos... menos industrializado melhor!). Pense bem no que ira consumir, nada de ficar comendo bobagens! Aquela Esfiha pode parecer uma boa ideia agora, mas logo, logo seu organismo já estará pedindo por mais... Pequenas escolhas que fazemos no dia a dia fazem toda a diferença no nosso corpo e estado mental, priorize a qualidade e alimentos que te sustentam por mais tempo como as carnes, sopas e caldos.

3.     Beba água. Serio!! Seu corpo e sua saúde iram lhe agradecer. Mesmo que você ingira litros e litros de outras bebidas a água é fundamental.

4.     Somatize alegrias, relembrando pratos da sua infância. Esse é um momento em que buscamos acolhimento, então ao menos uma vez por semana faça um prato que lhe traga boas recordações além do prazer de comer, se aconchegue na sua casa e aprenda a compartilhar isso com a sua família.

5.     Abuse dos chás e cuidado com o açúcar. Bebidas como o Leite com chocolate e Leite com canela são uma delicia, aquecem e relaxam o corpo mãs são mais fortes e calóricas! Então antes de dormir, por exemplo, prefira os chás de ervas ou frutas e você pode adicionar gengibre, mel, cravo, canela, maçã ou outras ervas como a hortelã.



Alimentos da Estação – Brasil.
Esses alimentos você pode encontrar mais baratos e com melhor qualidade no Outono aqui do Brasil. Vá as compras e crie novas receitas!!


Abacate              
Abóbora e Abobrinha
Acelga, Agrião e Almeirão
Batata-doce
Berinjela
Beterraba
Brócoli
Caqui
Carambola
Cebolinha
Chuchu
Couve manteiga
Espinafre
Figo
Goiaba
Jiló
Maçã
Manga
Maracujá
Pimentão verde
Pinhão
Quiabo
Tangerina
Uva

-


Pretendo postar algumas receitas de Outono e Inverno aqui no blog, mas enquanto isso, vocês podem acompanhar as receitas criadas por mim e meu marido no blog www.lolmarried.com.br
É isso ^ ^ Sinta-se acolhido pelos poderes da Terra!!

Jakeline Hellen / Sofia Ming.

Nenhum comentário:

Postar um comentário