quarta-feira, 15 de maio de 2013

Banho: Ritual relaxante






É sabido que o ato de banhar-se é cultural, socialmente recomendado, :P e que no decorrer da história houve altos e baixos desse costume. Conta-se que os romanos transformaram o banho em evento e realizaram a construção das primeiras termas públicas; além deles os orientais (principalmente os japoneses) também transformaram o banho em ritual coletivo proporcionando interação, convívio social e higiene pessoal.
Na Europa, o banho volta a ser um costume rotineiro após a idade média (conhecida por sucessivas epidemias); com a ascensão da burguesia e melhoria nas instalações das novas moradas. No Brasil o banho diário é considerado herança cultural dos povos indígenas.
A imersão total ou parcial do corpo em água, além da manutenção da salubridade, também serve como ritual de purificação, preparatório para celebrações e tratamento de saúde (do corpo e da mente); pra mim o banho esta entre os rituais cotidianos mais importantes!!!!

Como afastar o cansaço?! Utilize as dicas a seguir e faça o seu próprio ritual revigorante e relaxante; ou desperte/renove energias necessárias através dele.



1.   Prepare o Ambiente...


Crie a atmosfera necessária... Acredito que para isso não é necessário mais do que você usualmente utiliza. Experimente tomar um banho quente, deixando o banheiro cheio de vapor; esqueça o cansaço, dores e preocupações, concentre-se no prazer, no descanso e na recuperação que a água proporciona.



      Outras sugestões: pra deixar seu banho mais especial, você pode utilizar velas (ver tabelas de cores), incensos e essências (ver tabela de ervas e essências); as essências podem ser utilizadas diretamente no chão do box do banheiro, sendo ativada com o vapor produzido pela água bem quente. Se for possível coloque uma musica inspiradora que eleve o seu estado mental e que sirva para a imersão nesse momento prazeroso, ou apenas permita-se desfrutar do silencio concentrando-se nos sons emitidos durante as ações executadas no banho e pelo correr da água.



RELAÇÃO DE CORES PARA AS VELAS
VERMELHO: Boa pedida para quem está meio deprimido. O vermelho  simboliza o dinamismo, a força, energia, vitalidade, força, garra e coragem.
LARANJA: Prosperidade, riqueza, sucesso e tende a aumentar o otimismo.

AMARELO: Simboliza a alegria de viver, o alto - astral. Dizem que tem o poder de agilizar a inteligência e a facilidade de aprender e acessar  o conhecimento.

VERDE: Traz tranqüilidade e acaba com as tensões, também atrai o poder da cura, do crescimento, saúde, sorte e prosperidade.

AZUL: Proteção, paz, tranqüilidade, prosperidade; também possui ligação com o trabalho, atrai boa energia para banhos antes de reuniões e decisões importantes.

ROSA: A cor, relacionada ao planeta Vênus, atrai amor (também por si mesmo), amizade, equilíbrio.
BRANCO: Pureza, proteção, espiritualidade (a mais fácil de ser encontrada.. então não tem desculpa!!)
PRETO: Banir energias negativas, recuperação, proteção (essa é bem forte para o banho, mas vai depender da sua necessidade... na duvida DESCARREGUE!!)
MARROM: prosperidade, estabilizar o lado material (tá ganhando pouco ou gastando muito?! dê uma filtrada nisso e seja mais feliz!!_
DOURADO: representa o Deus, a energia masculina, a virilidade e o poder.
PRATEADO: representa a Deusa, a energia feminina, a sutileza, a força e o amor.
VIOLETA OU LILÁS: Essa cor é muito boa para mudar os sentimentos negativos em positivos, transmutação. 













RELAÇÃO DE ERVAS:
          As ervas podem ser manuseadas de diferentes formas: queimadas, maceradas, espalhadas sobre o chão ou móvel próximo e através de infusão (fervidas) - essa ultima é a melhor para os banhos. Selecionei a lista a seguir entre uma lista enorme, em breve postarei a relação completa que tenho.
- ALECRIM: Anti-depressivo e anti-reumático, combate ansiedade, fadiga mental, estafa, indecisões e ressaca, purifica o astral do corpo, aguça a memória, fortificante e refrescante. 
- ALFAZEMA: Calmante, estimulante para o cérebro, levanta o astral, proporciona relaxamento, favorece a fertilidade, faz brotar vocações interiores. 
- ANIS: Afrodisíaco e estimulante digestivo, combate enxaqueca e frigidez. 
- ARRUDA: Alivia a dor de cabeça, atua contra reumatismo, problemas cardíacos e histeria, estimulante do apetite e da digestão, anti-espasmódico, purificação e limpeza dos ambientes, não deve ser usado por gestantes. 
- CAMOMILA: Anti-depressivo, calmante, combate alergias, enxaqueca, insônia, melancolia e nervosismo. 
- CANELA: Anti-séptico, estimulante cardíaco, pulmonar e sexual, combate espasmos, gripe e impotência, proporciona jovialidade, simpatia e espírito alegre dando segurança, paciência e determinação. 
os males da visão, combate a tristeza, dá energia. 
- CRAVO: Analgésico e anti-séptico, estimula o sono, o apetite, a memória e o sistema respiratório, facilita a digestão, proporciona vida e saúde, dá vigor e coragem combatendo a exaustão. 
- EUCALIPTO: Cheirinho de sauna, e há um considerável alívio para quem está com sintomas respiratórios, gripes, tosses e gargantas irritadas, além do prazer reconfortante que a inalação do eucalipto traz.
- ERVA DOCE: Auxilia na digestão, atua contra cãibras, cólicas e gases, impotência sexual, transmite força e coragem, essência da longevidade. 
- HORTELÃ: Analgésico, auxilia nas dores de cabeça, febres e resfriados, refrescante, combate os pensamentos negativos, dando autoconfiança. 
- LIMÃO: animador, estimula o sistema nervoso central e a espiritualidade,  purifica e refresca. 
- PAU ROSA: Atua em peles secas e sensíveis, perfuma o ambiente. 
- SÂNDALO: Afrodisíaco, aroma adocicado de madeira, indicado para autocontrole, meditação e trabalhos psíquicos, relaxante, sedativo, atua na impotência psicológica, dotando a pessoa de intuição e otimismo. 
- VERBENA: Calmante, relaxante, estimula a digestão, melhora a concentração, usado em rituais de purificação. 



2.   Escolhas seus produtos favoritos...


...esse é um ótimo momento para tratar da pele e dos cabelos. O vapor liberado no ambiente é excelente para aumentar a penetração de produtos nos fios de cabelos, lave os cabelos com shampoo e aproveite para criar um “coquetel” de hidratação profunda, aplicando condicionador + silicone ou utilizando uma mascara de hidratação (lembre-se que não é recomendado passar na raiz do cabelo pra evitar oleosidade); prenda os cabelos para cima (sem enrolar muito), deixe agir por alguns minutos, enquanto toma o resto do banho.

 Utilize um sabonete bem perfumado (recomendo os mais cremosos em barras ou líquidos em uma esponja macia) envolva o corpo todo em espuma perfumada que ira lavar e hidratar sua pele, e se sua pele tende a ressecar experimente, antes de entrar no chuveiro, utilizar um Óleo para Banho, assim o excesso será retirado pelo ensaboamento e a água, deixando apenas uma camada lubrificante. Escolha os sabonetes e óleos que sejam ricos em óleos lubrificantes (amêndoas, avelã, gérmen de trigo, abacate e/ou castanha) e nutrientes (como mel, frutas e vanila).



...dos cuidados para o rosto uma boa dica é deixar no box, o demaquilante, o creme de limpeza e algodão para retirar a maquiagem e realizar a aplicação de produtos específicos para o seu tipo de pele.


As áreas mais ressecadas (normalmente as extremidades do corpo como joelhos, cotovelos, costas, tornozelos e pés) devem ser lavadas utilizando uma bucha um pouco mais áspera, friccionada sobre as áreas grossas. Também pode ser feita uma esfoliação com a receita caseira (açúcar com óleo de amêndoas na mesma proporção) ou produtos específicos. Nas costas, colo, braços, nádegas, rosto e coxas onde houver incidência de espinhas ou bolinhas podem ser aplicadas substancias anti-acneicas e anti oleosidade massageando delicadamente com movimentos circulares.




...se o box do seu banheiro tiver alguma profundidade é possível tapar o ralo e deixar os pés imersos, isso ira atenuar as dores e o cansaço, além do amolecer a pele grossa. Após o banho, aproveite para aplicar creme hidratante massageando-os e para realizar os cuidados das unhas. Abaixo segue um mapa das áreas de reflexologia dos pés para direcionar o estimulo para ares especificas.





3 – Aproveite os resultados...

Acabado seu banho, você ressurgirá mais bonita e perfeitamente recomposta. O aspecto fresco e renovado é imediato, e tomar banho, mesmo utilizando métodos modernos nós conecta com a energia primitiva do contato com a água e o útero divino. Após esse banho especial, pode acontecer um momento de torpor, APROVEITE esse momento e conclua-o relaxando e aplicando hidratante no corpo e no rosto (podem ser à base de ureia  silicones, gérmen de trigo, óleo de avelã, de uva, manteiga de karité ou outro indicado para o seu tipo de pele). A pele o absorverá bem melhor, após o banho quente e uma leve massagem com movimentos circulares.



_____________________
Autor(a): Jak-Sofia.
www.dancando-no-ar.blogspot.com

Referencias:
Wikipedia - pesquisa sobre "banhos"
www.wikipedia.com.br

Blog - Bolsa de Mulher
www.bolsademulher.com

Livro Wicca para todos - Claudiney Pietro

Nenhum comentário:

Postar um comentário